A tempestade tropical de Milton se intensificou e se tornou um furacão de categoria 1 neste domingo (6), poucos dias antes de atingir a costa do Golfo dos Estados Unidos. Enquanto isso, moradores da Flórida ainda lidam com os impactos devastadores deixados pelo furacão Helene, que atingiu o estado no final.
Foto: Midiamax |
De acordo com o Centro Nacional de Furacões, Milton apresenta ventos de até 128 km/ele foi localizado a cerca de 1.300 quilômetros a oeste de Tampa. A previsão é que a tempestade chegue à costa da Flórida na quarta-feira (9), com força de categoria 3, trazendo ventos de até 190 km/h. As áreas mais afetadas deverão ser entre Cedar Key e Nápoles, incluindo a região
Além dos ventos, a tempestade poderá trazer volumes significativos de chuva. Estima-se que Miami, Orlando e Tampa recebam entre 10 e 20 centímetros de precipitação até quinta-feira (10), o equivalente a até três meses de chuva em algumas regiões. No interior do estado, esse acumulado pode ultrapassá-lo.
Prevenção e preparativos
Diante da aproximação de mais um fenômeno climático severo, o governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência para 51 dos 67 condados do estado. As autoridades locais estão organizando uma grande operação de evacuação desde 2017, segundo o diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guth.
“Peço aos moradores da Flórida que finalizem seus preparativos agora”, disse Guthrie em uma entrevista coletiva ao lado de DeSantis. “Recomendamos fortemente que todos se movam para áreas.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, também fez um apelo direto aos moradores da cidade, incentivando-os a sair o quanto antes para evitar congestionamentos.
O xerife do condado de Pinellas, Bob Gualtieri, afirmou que as autoridades serão mais rigorosas no cumprimento das ordens de evacuação, após o furacão Helene ter causado 12 mortes na região. "Desta vez, vamos fechar tudo. Não podemos repetir a tragédia de semanas atrás", alertou Gual.
Além dos riscos diretos à vida, as autoridades também estão se preparando para pagamentos generalizados, que podem ser mais severos do que os causados por Helene, conforme alertado pelo governador DeSantis. As previsões das tempestades podem causar inundações maiores na região de Tampa Bay, ou que exigem a instalação de sistemas de proteção contra enchentes em várias áreas vulneráveis.
Enquanto o estado se mobiliza para enfrentar o furacão Milton, o clima de tensão aumenta entre os moradores da Flórida, que enfrentam, mais uma vez.
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário