Nesta sexta-feira (5), o Rei Charles III nomeou oficialmente Keir Starmer como o novo primeiro-ministro do Reino Unido, em uma cerimônia tradicionalmente conhecida como "beija-mãos". Starmer liderou a coalizão trabalhista que conquistou uma maioria absoluta no Parlamento Britânico, encerrando mais de 14 anos de domínio conservador.
Foto: Midiamax |
Após a nomeação, Keir Starmer dirigiu-se à sede do governo e fez seu primeiro discurso como premiê. Em sua fala, agradeceu ao antecessor, Rishi Sunak, mas ressaltou que a eleição de ontem representou um desejo claro de mudança por parte do Reino Unido. Ele enfatizou que os eleitores esperam o retorno de uma política "voltada ao povo".
"O serviço público é um privilégio. O governo vai tratar qualquer cidadão com todo o respeito. Mudamos o Partido Trabalhista, dedicando-o ao serviço. E é sobre isso que será esse governo: país em primeiro lugar, partido em segundo", declarou Sir Keir.
Agora, o novo primeiro-ministro passará o dia na residência oficial do governo, em Downing Street, em Londres, onde começará a formar seu novo gabinete.
Entre os principais desafios que o novo governo enfrentará estão a falta de financiamento do serviço público, que resultou em longas filas no renomado sistema de saúde britânico; uma inflação persistente; e o crescimento da extrema direita no país, liderada pelo agora membro do parlamento Nigel Farage.
Keir Starmer, de 61 anos, assume o mais alto cargo do governo do Reino Unido após pouco mais de uma década na vida pública. Antes de sua carreira política, atuou como advogado de grupos de direitos humanos e sindicatos.
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário