O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento veiculado em rede nacional de rádio e televisão na noite deste domingo (28) para reiterar seu compromisso com a responsabilidade fiscal e destacar realizações de seu governo nos últimos 1 ano e meio.
Foto: Midiamax |
O presidente também celebrou a aprovação da reforma tributária, que agora passa por uma etapa de regulamentação no Congresso Nacional. Segundo ele, essa reforma simplificará a economia e contribuirá para a redução dos preços de alimentos e produtos essenciais, como a carne.
Lula mencionou que assumiu o Executivo em um cenário desafiador, descrevendo o país como "em ruínas", e destacou esforços de sua administração na reconstrução econômica e social. Entre as conquistas citadas estão o reajuste do salário mínimo acima da inflação, o controle da inflação e a retomada do programa Farmácia Popular.
Além disso, o presidente ressaltou iniciativas voltadas para o meio ambiente, como a priorização da proteção ambiental e o lançamento do Plano Safra, descrito como o maior da história para financiar a agricultura brasileira.
"Apostavam que o crescimento do PIB não passaria de 0,8%, mas crescemos quase 3% no ano passado, e vamos continuar crescendo", afirmou Lula, destacando o desempenho econômico positivo alcançado durante seu mandato.
O presidente também mencionou avanços na transição energética, o recorde nas exportações e a ampliação dos mercados internacionais para produtos brasileiros. Ele enfatizou o relançamento do PAC e o aumento na produção da Petrobras, reduzindo a dependência do país por importações.
Lula concluiu seu discurso reafirmando o papel do Brasil como protagonista global, participando ativamente de fóruns internacionais e defendendo temas como a taxação de super-ricos e o combate à fome global. Ele anunciou que levará essas pautas à reunião de cúpula do G-20, que será sediada no Brasil em novembro, destacando a importância de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O pronunciamento do presidente gerou reações variadas, refletindo as divisões de opinião sobre as políticas e os resultados do governo Lula até o momento.
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário