Responsive Ad Slot

Anuncie

Fortes chuvas causam invasão de crocodilos em áreas urbanas de Tamaulipas

sexta-feira, 12 de julho de 2024

/ por Redação/Portal Rota

As intensas chuvas provocadas pelo furacão Beryl e pela tempestade tropical Alberto resultaram na entrada de cerca de 200 crocodilos em áreas urbanas do estado mexicano de Tamaulipas, próximo à fronteira com o Texas, EUA. Autoridades estaduais e federais relataram esta semana que, até agora, 165 dos répteis foram capturados e relocados desde que Alberto trouxe chuvas pesadas para a região em junho.

Foto: Midiamax
Beryl passou pela mesma região antes de atingir o sul do Texas no início desta semana. As chuvas torrenciais elevaram os níveis de água nas lagoas costeiras, levando os crocodilos a invadirem cidades como Tampico e as vizinhas Ciudad Madero e Altamira.

Karina Lizeth Saldívar, chefe do departamento ambiental de Tamaulipas, afirmou em comunicado que “as recentes chuvas aumentaram os níveis de água nos sistemas de lagoas, resultando em um aumento nas aparições de crocodilos.” A Procuradoria Federal de Proteção Ambiental informou que aproximadamente 40 crocodilos adicionais foram capturados em junho e realocados para habitats adequados fora das áreas urbanas.

O problema pode persistir, segundo o órgão, destacando que “à medida que os níveis de água diminuem em locais como ruas e canais de drenagem que foram inundados, os crocodilos reaparecerão, e os avistamentos certamente aumentarão.”

A situação ganhou destaque nesta semana quando usuários de redes sociais compartilharam vídeos de vários crocodilos amarrados em áreas urbanas, o que “causou um alvoroço nas redes sociais”, segundo o departamento. Crocodilos são uma espécie protegida no México, e ataques por esses animais no país são raros, mas podem ocorrer.

Portal Rota

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.