Responsive Ad Slot

Anuncie

Ex-presidente Donald Trump é oficializado candidato republicano à presidência dos EUA

terça-feira, 16 de julho de 2024

/ por Redação/Portal Rota

Milwaukee (EUA) - O ex-presidente Donald Trump foi oficialmente nomeado candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. A convenção do partido começou nesta segunda-feira (15), em Milwaukee, e Trump deve aceitar a indicação em um discurso programado para quinta-feira (18).

Foto: Reprodução
Trump atingiu o número mínimo de 1.215 delegados necessários para ser nomeado. A delegação da Flórida, representada pelo filho de Trump, Eric Trump, declarou apoio ao ex-presidente, oficializando a candidatura. A convenção, que se estenderá até quinta-feira, espera receber cerca de 50 mil pessoas na cidade. Ao todo, participam do encontro 2.429 delegados, dos quais 2.265 são obrigados a votar em Trump por ele ter vencido as primárias em seus estados.

Foi anunciado também que o senador J. D. Vance será o vice na chapa de Trump.

Atentado em comício

O ex-presidente Donald Trump sofreu um atentado a tiros no sábado (13) durante um comício em Butler, Pensilvânia. O FBI identificou e matou o atirador envolvido na tentativa de assassinato, Thomas Matthew Crooks.

Crooks, de 20 anos, era registrado no Partido Republicano, o mesmo de Trump, e foi morto pelo Serviço Secreto logo após o atentado. Ele utilizou um fuzil AR-15, uma arma semiautomática semelhante à AK-47. Além de Crooks, uma pessoa que assistia ao comício morreu e outras duas ficaram gravemente feridas.

Os disparos atingiram de raspão a orelha direita de Trump poucos minutos após ele iniciar seu discurso, por volta das 19h15, no horário de Brasília. No momento do ataque, o ex-presidente falava ao microfone, levando a mão à orelha e se abaixando em seguida. Agentes do Serviço Secreto correram para protegê-lo no palco, enquanto a confusão se instaurava no local e pessoas gritavam.

Trump foi erguido pelos agentes, levantou o punho em direção à multidão e foi retirado do local pelos seguranças. Em comunicado, o Serviço Secreto dos Estados Unidos afirmou que o agressor era um franco-atirador que fez "múltiplos disparos" em direção ao palco. Ele estava posicionado no telhado de um edifício a cerca de 200 metros do local do comício.

Portal Rota

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.