O skate, esporte olímpico que conquistou a admiração de jovens em todo o mundo, não tem o mesmo destino em Mato Grosso do Sul. Embora o Comitê Olímpico do Brasil tenha admitido a modalidade em 2020, em Tóquio, o Estado continua a enfrentar desafios para promover e desenvolver o esporte.
Foto: Henrique Arakaki |
A falta de estrutura é um dos principais problemas enfrentados por skatistas no Estado. Atualmente, existem apenas quatro pistas de skate públicas em Campo Grande, Capital do Estado, e apenas uma delas tem condições para receber competições. Além disso, a Funesp (Fundação Municipal de Esportes) está estudando a ampliação de novos locais para a prática do esporte.
João Nantes, skatista e professor da modalidade, afirma que a falta de estrutura adequada é um dos principais obstáculos para o crescimento do esporte no Estado. "Infelizmente, há uma falta de estrutura adequada para a prática da modalidade, não que isso nos impeça de andar, mas comparado a outros estados, a estrutura que temos aqui acaba sendo bem inferior", disse.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) também não tem novidades positivas para os atletas da categoria. A pista moderna de skate da Moreninha III ainda não saiu do papel e o projeto de construção orçado em R$ 1 milhão foi lançado há três anos.
No entanto, o Dia do Skate é comemorado nesta sexta-feira (21) e promete ser um momento importante para visibilidade do esporte no Estado. O presidente da ASMS (Associação de Skate de Mato Grosso do Sul), Reynardt Peralta, afirma que o momento é de visibilidade diante do momento pré-olímpico e espera que isso reflete no crescimento de mais adeptos e fãs.
"Os adeptos estão vindo muito naquele 'efeito de fadinha', que é muita criança. Então, cada vez mais está tendo escolinha de skate, projetos sociais", disse Reynardt.
O Brasileirão de Skate também promete ser um evento importante para os skatistas do Estado. Ao todo, 26 skatistas de 6 cidades diferentes do Estado se inscreveram na seletiva da Fundesporte e ASMS e receberam transporte gratuito de ônibus para a etapa estadual de skate street em Cuiabá.
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário