Responsive Ad Slot

Anuncie

Comunidade Internacional Condena Tentativa de Golpe na Bolívia

quinta-feira, 27 de junho de 2024

/ por Redação/Portal Rota

Na noite desta quarta-feira (26), representantes de organizações internacionais e presidentes de diversos países condenaram a tentativa de golpe na Bolívia.

Foto: Reprodução

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, emitiu um comunicado em defesa da democracia no país latino-americano, afirmando que a entidade não tolerará a quebra da constitucionalidade no país. "A Secretaria Geral da OEA condena da forma mais enérgica os acontecimentos na Bolívia. O Exército deve se submeter ao poder civil legitimamente eleito. Enviamos nossa solidariedade ao presidente da Bolívia, Luis Arce Catacora, a seu governo e a todo povo boliviano. A comunidade internacional, a OEA, e a Secretaria Geral não tolerarão nenhuma quebra da ordem constitucional legítima na Bolívia ou em outro lugar", declarou Almagro nas redes sociais.

A presidenta hondurenha e presidente da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Xiomara Castro, convocou os presidentes dos países membros a condenar a tentativa de golpe de estado na Bolívia. "Convoco urgentemente os presidentes dos países membros da Celac a condenar o fascismo que hoje atenta contra a democracia na Bolívia e exigir o respeito pleno ao poder civil e à constituição. As forças militares levaram a cabo mais uma vez um golpe de estado criminoso. Expressamos nosso apoio incondicional ao povo irmão da Bolívia", disse nas redes sociais.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, também condenou a tentativa de quebra da democracia no país sul-americano. "Condeno firmemente as tentativas de derrubar o governo democraticamente eleito da Bolívia. A União Europeia apoia as democracias. Expressamos o nosso forte apoio à ordem constitucional e ao Estado de direito na Bolívia", declarou nas redes sociais.

O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, foi enfático contra a tentativa de golpe. "Manifestamos a mais enérgica condenação à tentativa de golpe na Bolívia. Nosso total apoio e respaldo ao presidente Luis Alberto Arce Catacora, autêntica autoridade democrática do povo do país irmão", afirmou nas redes sociais.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, expressou preocupação com a situação na Bolívia e considerou inaceitável a ação de parte do exército boliviano. "Manifesto minha preocupação pela situação da Bolívia. Expressamos nosso apoio à democracia no país irmão e ao governo legítimo de Lucho Arce. Condenamos energicamente a inaceitável ação de força de um setor do exército desse país. Não podemos tolerar nenhuma quebra da ordem constitucional", declarou nas redes sociais.

Os presidentes do Peru, da Espanha, da Colômbia, do Uruguai, do Paraguai e a chanceler argentina também manifestaram-se contra a tentativa de golpe.

Entenda a Situação

As Forças Armadas bolivianas tomaram a praça central da capital La Paz nesta quarta-feira, e um veículo blindado invadiu a entrada do palácio presidencial, enquanto o presidente Luis Arce denunciava um "golpe" contra o governo e pedia apoio internacional.

Soldados fortemente armados e veículos blindados foram vistos se reunindo na praça central, Plaza Murillo, liderados pelo comandante do Exército, Juan José Zuñiga, que foi exonerado no fim desta quarta-feira. Zuñiga havia declarado recentemente que bloquearia qualquer tentativa de Evo Morales, ex-presidente do país, de retornar ao poder nas eleições de 2025, o que levou Arce a removê-lo do comando do Exército.

Portal Rota

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.