O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nessa terça-feira (5) a criação de um estado na Guiana Essequiba, dois dias após os venezuelanos votarem em reverendo pela anexação do território.
Foto: Reprodução |
O líder venezuelano também ordenou a publicação e divulgação em escolas, universidades e instituições de ensino, um novo mapa da Venezuela com a Guiana Essequiba já anexada ao território do país.
Petróleo
Maduro afirmou ainda que autoriza a exploração de petróleo ao redor do rio Essequibo, área rica no combustível que equivale a cerca de dois terços do território nacional da Guiana.
Segundo Maduro, a produtora estatal de ferro e aço CVG e a petrolífera estatal PDVSA criarão divisões para a região disputada. Se um novo estado venezuelano for criado, o líder ressaltou que as empresas que operam na área teriam três meses para sair.
Com o aumento da tensão na região e a possibilidade de uma invasão, o governo brasileiro enviou 16 tanques para Roraima. O efetivo militar do Exército brasileiro também ganhou reforço na fronteira, e a inteligência da Polícia Federal acompanha a situação.
Midiamax
Nenhum comentário
Postar um comentário