Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo à população do país vizinho para que considerem a importância da América do Sul, da América Latina e do Mercosul na hora de votar. Segundo Lula, o novo presidente da Argentina precisa ser um defensor da democracia e respeitar as instituições.
Foto: Divulgação |
"Apenas gostaria de pedir ao povo argentino que, na hora de votar, pense na Argentina. Vocês têm o poder de decidir, mas também pensem no tipo de América do Sul, América Latina e Mercosul que desejam criar. Juntos, seremos fortes", afirmou.
Lula destacou a importância da cooperação entre Argentina e Brasil, ressaltando que ambos os países precisam um do outro e que é necessário resolver as divergências por meio do diálogo. Ele também ressaltou que o Brasil precisa da Argentina da mesma forma que a Argentina precisa do Brasil.
A relação entre os dois países, segundo Lula, serve como exemplo de amizade e possui uma importância comercial significativa. "Para isso, precisamos de um presidente que valorize a democracia, respeite as instituições, seja um defensor do Mercosul, ame a América do Sul e esteja comprometido com a criação de um bloco forte", ressaltou.
O presidente destacou a importância de criar um bloco regional que possa negociar com o resto do mundo, citando o exemplo dos blocos europeu e asiático. Para ele, é fundamental que Argentina e Brasil estejam unidos nesse processo, pois brigas e divergências só causam retrocesso.
O segundo turno das eleições presidenciais argentinas está marcado para o próximo domingo, dia 19, e conta com a disputa entre Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, e Sergio Massa, do Unión por la Patria, ambos empatados dentro da margem de erro, de acordo com as últimas pesquisas.
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário