G7 pede que o Irã não apoie o Hamas e destaca importância de proteger civis no conflito do Oriente Médio
Foto: Reprodução |
Na nota, o G7 envia condolências às vítimas dos ataques do Hamas, bem como a todos os civis, palestinos, israelenses e outros, que tenham morrido ou se ferido no conflito no Oriente Médio. "Israelenses e palestinos têm direito igual a viver em segurança, com dignidade e paz", afirma o grupo. Também destaca a importância de se permitir o apoio humanitário aos civis sem impedimentos, como água, alimentos, assistência médica, combustível e abrigo.
Além disso, o G7 lembra da importância de se proteger civis e cumprir a lei internacional, em particular a humanitária. Desde 7 de outubro, membros do grupo já se comprometeram com mais de US$ 500 milhões para o povo palestino, inclusive por meio de agências da Organização das Nações Unidas e de outros canais humanitários.
O grupo afirma que trabalha, junto com outros parceiros, para evitar uma escalada e maior disseminação do conflito, assim como para impor sanções e outras medidas para evitar que o Hamas consiga levantar fundos "para realizar atrocidades". Por fim, reafirma seu comprometimento em encontrar soluções de longo prazo e sustentáveis para Gaza e diz que uma solução de dois Estados, que tenha Israel e um Estado palestino estável vivendo lado a lado em paz, segurança e com reconhecimento mútuo, continua a ser o único caminho para uma paz justa, duradoura e segura.
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário