Estudantes e professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) uniram esforços na iniciativa "Eco na Escola", buscando disseminar os princípios da Ecologia e fomentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A ação, realizada em parceria com a Escola Estadual Padre Constantino de Monte, em Maracaju, proporcionou uma rica experiência prática para cerca de 130 alunos do ensino médio e fundamental, além de envolver uma dezena de educadores.
Foto: Divulgação |
As oficinas proporcionaram aos estudantes da rede básica um mergulho em conceitos e práticas sustentáveis, utilizando métodos envolventes como jogos interativos, pinturas com pigmentos naturais, exploração dos biomas brasileiros, plantio de mudas de espécies nativas como Ipê Branco e Jequitibá, além de uma experiência prática no processo de compostagem de resíduos orgânicos. Os participantes também puderam identificar os fatores de formação do solo, aprender estratégias para o aproveitamento da água da chuva, entre outras atividades enriquecedoras.
O Professor Dr. Thiago Woiciechowski, da Unidade Universitária da UEMS em Maracaju, alertou sobre os impactos ambientais que podem resultar do uso inadequado dos recursos naturais, ressaltando a importância de ações educativas como essas.
"Ações extensionistas na área de educação ambiental não formal nas escolas são consideradas instrumentos interdisciplinares que contribuem para a formação humanística e de qualidade dos estudantes", destacou.
O encerramento da ação visa promover uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, aplicando metodologias participativas que sensibilizem os participantes a atuar em defesa de um meio ambiente equilibrado. Dessa forma, a iniciativa contribui para diversos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Portal Rota
Nenhum comentário
Postar um comentário