A francesa Anne L’Huillier, uma dos três cientistas vencedores do Prêmio Nobel de Física 2023 ficou sabendo da premiação enquanto lecionava nessa terça-feira (3), na Universidade de Lund, na Suécia. Mesmo assim, a cientista não deixou que seus alunos perdessem a aula.
Foto: Divulgação, Lund University |
O perfil oficial da universidade postou um vídeo do momento no qual Anne recebeu a notícia.
Anne é professora de física atômica, e ganhou o prêmio junto com os cientistas Pierre Agostini e Ferenc Krausz “por métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica de elétrons na matéria”. A cientista é apenas a quinta mulher, entre os 225 escolhidos até hoje, a ganhar a láurea na categoria da Física.
“Anne L’Huillier, Ferenc Krausz e Pierre Agostini demonstraram uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para medir os processos rápidos nos quais os elétrons se movem ou mudam de energia. As contribuições dos laureados permitiram a investigação de processos tão rápidos que antes eram impossíveis de acompanhar”, afirmou a organização.
Criados pelo testamento do inventor e empresário da dinamite Alfred Nobel, os prêmios para realizações na ciência, na literatura e na paz são atribuídos desde 1901, e é considerada a maior honraria para cientistas do mundo.
Lucas Caxito
Nenhum comentário
Postar um comentário