Chegou a época em que os termômetros sobem e os escorpiões saem da toca! A Secretaria de Estado de Saúde (SES), através do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), está soltando o alerta: cuidado com essas criaturinhas perigosas!
Foto: Reprodução |
De janeiro a junho deste ano, nada menos que 2.234 casos de mordidinhas de escorpiões foram registrados pela SES. E quem lidera o ranking? Nada mais, nada menos que a capital, Campo Grande, com 673 registros. O Ciatox, que é tipo o herói dos envenenamentos, já atendeu por telefone 75 desses casos só este ano.
A gente sabe que escorpiões são tipo a atração VIP das festinhas dos animais peçonhentos no Brasil. E aqui no Mato Grosso do Sul, três tipos dominam o pedaço, conhecidos como "escorpiões-amarelos". Eles são mestres em esconderijos chiques como esgotos e ralos de banheiro e cozinha. Só que esses "escorpions fashionistas" podem aprontar sério com suas picadas.
O Dr. Alexandre Moretti de Lima, que é tipo o chefe dos antidotos, deixa o recado: "Com a chegada da primavera e do verão, as temperaturas sobem, e os escorpiões saem de seus esconderijos. Aí é que mora o perigo, galera. Todo cuidado é pouco."
Mas ó, não precisa surtar! O Ciatox tem umas dicas pra você se manter longe dos bichinhos traiçoeiros:
Manda ver na água sanitária nos ralos e frestas das portas.
Coloca umas barreiras nas portas, pra eles não entrarem na festa sem convite.
Dá um jeito no entulho, a bagunça atrai.
Tapa os buracos nas paredes, não dá brecha pra penetras.
Fecha o ralo do banheiro pós-banho, vai que eles querem entrar na moda!
Mantém as caixas de gordura bem tampadas, nem tudo é festa.
E se rolar um acidente, é aquela história: lava o lugar da picada com água e sabão e corre pra unidade de saúde mais próxima. Crianças e idosos, atenção redobrada, hein? Essa mordidinha pode ser fatal.
Os doutores do Ciatox explicam que na maioria das vezes é só um susto, com dor e tal, mas em crianças e idosos, a coisa pode complicar e aí rola até soro antiescorpiônico pra neutralizar o veneno. Não é todo mundo que precisa do soro, mas não dá pra dar mole, né?
Ah, e se você for o herói do momento e matar um escorpião, se possível, leva pro CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da sua cidade. Eles vão dar uma olhada e ajudar a controlar a presença desses "crashers" perigosos.
Previna-se, porque no final das contas, a melhor festa é a que não tem escorpião! Se liga no telefone do Ciatox: (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150. Eles estão sempre de prontidão pra salvar o dia e te dar todas as dicas contra esses bichinhos venenosos.
Redação/Portal Rota MS
Nenhum comentário
Postar um comentário