Responsive Ad Slot

Anuncie

Sanções do Ocidente à exportação de petróleo da Rússia reduzem sua receita pela metade

quarta-feira, 15 de março de 2023

/ por Da Redação

 A Agência Internacional de Energia (AIE) avalia que as sanções impostas pelo Ocidente à exportação de petróleo da Rússia estão sendo eficazes na redução da receita de Moscou, sem afetar os fluxos de petróleo globais. Um ano após o início da guerra na Ucrânia, a receita com as exportações de petróleo da Rússia caiu pela metade, embora o volume de venda da commodity quase não tenha mudado. Isso sugere que a Rússia encontrou novos clientes, porém, a um custo elevado para sua receita.

Foto: Getty

O relatório mensal publicado pela AIE mostra que as exportações russas de petróleo caíram 500 mil barris por dia em fevereiro, chegando a 7,5 milhões de bpd. Embora a queda tenha levado as exportações de petróleo da Rússia de volta aos níveis médios do ano, a receita obtida com as vendas caiu para cerca de US$11,6 bilhões no mesmo mês, metade do valor obtido em março de 2022. 

A AIE ressalta que os sinais da redução nas receitas não estão apenas na queda das vendas, mas também no tempo mais longo que os navios-tanque russos levam para viajar, no maior tempo de trânsito que as cargas de petróleo russo passam no mar e no salto nas transferências entre navios.

A agência elevou sua projeção de oferta global de petróleo para 2023 em 300 mil bpd, chegando a 101,6 milhões de bpd, e cortou sua estimativa para a oferta global em 100 mil bpd para 2022, ficando em 100 milhões de bpd. Quanto à demanda por petróleo, a AIE projeta um crescimento de 2 milhões de bpd para este ano e um aumento de 2,3 milhões de bpd para 2022.

Redação/Rota News

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.