O mandatário principal dos Estados Unidos, Joe Biden, teve suas palavras de tranquilidade nesta segunda-feira, indicando que seus contemporâneos podem confiar no sistema bancário atual. Durante uma curta declaração dentro da Casa Branca, antes de embarcar para a Califórnia, Biden reconheceu a "ação ágil" da equipe local responsável pelos problemas obtidos no Silicon Valley Bank e no Signature Bank.
Foto: Casa Branca |
O Presidente dos EUA confirmou que quando os problemas foram detectados na instituição bancária, sua equipe imediata foi instruída para resolver uma tremenda questão, com início no último dia útil da semana. Biden restringiu sua proteção pelo trabalho realizado pelos reguladores bancários, que assumiram o controle dos dois bancos, juntamente com o Tesouro, para adotar ações rápidas.
Biden afirmou que "Cada cliente com fundos depositados nos bancos tem a garantia de estar protegido e ter acesso ao seu dinheiro no mesmo dia". Além disso, realçou que os custos estão cobertos por taxas cedidas pelos bancos, em benefício do fundo de seguro de depósito.
O mandatário principal reiterou que o benefício do subsídio bancário não será financiado pelos contribuintes. Já foi programado para demitir a equipe com comando da instituição bancária, justamente os investidores não gozam de privilégios. "Eles realmente arriscaram seus números e, portanto, caso não tenham retorno positivo, haverá perda. Isso é como funciona dentro do modelo capitalista", argumentou Biden.
O presidente demonstrou que o governo suporta analisar o ocorrido, de forma minuciosa perante a possível responsabilidade e prevenção de novos episódios. O líder ainda destacou que é necessário revogar a recusa atual do governo em algumas legislações.
Nenhum comentário
Postar um comentário