Responsive Ad Slot

Anuncie

Sucuri é flagrada durante ataque a pato no Parque Ecológico Vale do Vacaria

Rota News

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

/ por Da Redação

Uma sucuri filhote foi filmada por freqüentadores do Parque Ecológico Vale do Vacaria, enquanto se alimentava de um pato no às margens do lago local.

Clique aqui para assistir o vídeo

O episódio não é o primeiro, há pelo menos 3 anos ocorreu o primeiro registro em imagens de uma espécie muito maior que foi fotografada pelos próprios zeladores do local na ocasião, porém, se não for perturbada, o animal é praticamente inofensivo ao ser humano.

O registro compartilhado em vários grupos de whatsapp da região, assustou alguns internautas que chegaram a comentar que passeavam com crianças pelo local diariamente, mas é possível ser engolido por sucuris, como o personagem Tenório em 'Pantanal'? Pesquisador explica que ataque é 'raríssimo'.

Em alguns flagrantes na natureza, as sucuris causam medo e espanto, mas, por sua imponência, se destacam no bioma pantaneiro. Neste ano a TV Globo transmitiu um remake da famosa novela "Pantanal", gravada no MS em sua 1ª e 2ª versão.

Em um dos episódios de maior impacto, o personagem Tenório (Murilo Benício) foi morto e arrastado por uma sucuri para o rio. Em entrevista para o g1 MS, o professor e pesquisador da Unesp Vidal Haddad Junior esclarece que o ataque é “raríssimo” e não costuma acontecer.

Haddad, que trabalha há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, explica que não há nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido um humano.

O pesquisador diz que a presa natural das serpentes são: capivaras, jacarés, aves e roedores. Segundo ele, nunca foi registrado uma morte causada por ataques de sucuri na região.

“A chance de uma sucuri engolir uma pessoa é raríssima. Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal.”

O pesquisador descreve que as sucuris se escondem do homem. Ou seja, em condições normais, os ataques costumam ser feitos a animais como mamíferos de pequeno e médio porte, e não a indivíduos saudáveis. “A sucuri é a segunda maior cobra do mundo e a mais pesada que existe. Ainda assim, são animais extremamente tranquilos que fogem da gente. A cena da morte do Tenório foi muito impactante, mas é um realismo fantástico”, disse.

Rallph Barbosa/Rota News


Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.