Libertação da vovó Beth. A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse aos legisladores do país que planeja realizar um novo referendo sobre a independência da Escócia em 2023.
A pergunta a ser feita será a mesma da primeira votação, que aconteceu em 2014: "A Escócia deve ser um país independente?"
Clique na imagem para ampliar (Foto: Reuters) |
Contexto: Há 8 anos, a maioria — 55% — dos escoceses votou por continuar fazendo parte do Reino Unido. Porém, com a saída do país da União Europeia, o governo da Escócia pretende revisitar o assunto.
Segundo a primeira-ministra, seu objetivo é garantir um processo que permita que o povo da Escócia expresse sua vontade em um referendo legal. Assim, a opinião da maioria será estabelecida de forma justa.
O governo do Boris Johnson, por outro lado, se opõe a um novo referendo, afirmando que a questão foi resolvida em 2014. Para o primeiro-ministro, o voto de independência não será válido sem a aprovação do seu governo.
Polêmica: Os partidos da oposição criticaram Sturgeon, dizendo que ela deveria se concentrar em questões mais práticas, como enfrentar o aumento do custo de vida.
The News
Nenhum comentário
Postar um comentário